Sobre Para-raios.

A instalação de um Sistema de Para-raios (SPDA) reduz de forma significativa os riscos de perdas e danos causados por descargas elétricas de origem atmosféricas. Mas para um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas ser considerado seguro e eficiente, ele deve ser dimensionado, projetado e instalado de acordo com as normas vigentes e sob a responsabilidade técnica de engenheiro eletricista devidamente habilitado. Além disso, as inspeções e manutenções periódicas garantem sua disponibilidade e correto funcionamento.

As normas vigentes estabelecem que um SPDA deve ser obrigatoriamente composto por três sistemas:

– SPDA ou para-raios

– MPS ou Medidas de Proteção contra Sobretensões

– EQUIPOTENCIALIZAÇÕES elétricas.

O SPDA é destinado a captar, conduzir e descarregar as descargas atmosféricas de forma segura para a terra. Tem a função de proteção da edificação e das pessoas no seu interior contra danos e ferimentos causados por raios que a atingem DIRETAMENTE.

As MPS são proteções utilizadas para contra falhas, danos e indisponibilidade dos serviços e dos equipamentos eletroeletrônicos causados por descargas elétricas que atingem a edificação, as suas proximidades ou ainda as linhas elétricas e telefônicas externas que entram na edificação.

São utilizados Dispositivos de Proteção contra Sobretensões (DPS) tipos Classe I e Classe II, dimensionados conforme o Nível de Proteção exigido para o SPDA, além de outras medidas.

As EQUIPOTENCIALIZAÇÕES são interligações e unificações elétricas realizadas para evitar faiscamentos, arcos elétricos e tensões perigosas, que podem causar danos, incêndios e explosões e também perdas e ferimentos em seres vivos.

A SPDA Engenharia é especializada em Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (Para-raios) atuando na comercialização, instalação, projetos, laudos, medições e regularizações de sistemas de para-raios, conforme a norma NBR 5419 e Normas Vigentes.

Com sede própria em Porto Alegre RS e atuação nacional desde 2007 atende todo o estado do Rio Grande do Sul em Projetos e Serviços de Engenharia Elétrica, nas áreas de Instalações Elétricas prediais, comerciais e industriais, instalações de Micro e Mini Geração Fotovoltaica, Redes de Dados, Projetos Elétricos em BT e MT, e Engenharia Consultiva realizando vistorias, inspeções, medições e laudos técnicos conforme a NBR 5410.

Entre em contato com nossa equipe técnica.

Colaboração :

SPDA Engenharia Ltda

www.spda.eng.br