Área classificada é um local no qual uma atmosfera explosiva está presente ou é provável a sua ocorrência a ponto de exigir precauções especiais para construção, instalação e utilização de equipamentos.

As normas ABNT NBR englobam atmosferas explosivas de gás e poeira combustível na forma de uma nuvem ou camada, sendo que as Normas Regulamentadoras NR 10 e NR 20 prescrevem que a documentação de classificação de áreas faça parte dos Prontuários das instalações.

Além de atender auditorias dos órgãos de segurança do trabalho, as empresas responsáveis pelos seguros das instalações também exigem a classificação das áreas de risco. Em caso de sinistro, se a documentação não estiver disponível, o seguro pode não ser liberado, lembrando que na assinatura do seguro, as empresas garantem atender toda a legislação pertinente.

A classificação de áreas de gases já é mais conhecida, embora ainda apresentando lacunas em várias empresas e instalações. Já a classificação de áreas de poeiras combustíveis ainda está muito aquém do necessário para a segurança das instalações.

A classificação de áreas objetiva avaliar o grau de risco da unidade, em relação à presença de atmosfera potencialmente explosiva, indicando o tipo de produto envolvido, a probabilidade de o produto estar presente na atmosfera, e o volume de risco formado. A classificação de áreas é um documento básico para o projeto e especificação de equipamentos da instalação.

Juntamente com a classificação de áreas, uma inspeção da instalação é importante para garantir que os equipamentos atendam corretamente aos critérios necessários de mitigação dos riscos previstos na classificação das áreas.

A DF LARA Engenharia Consultiva é especializada em áreas classificadas, tanto de atmosferas explosivas de gás, vapor e poeira, atuando na classificação das áreas, inspeção das instalações, consultoria, auditorias, especificação de equipamentos, apoio para certificação e compra.

Localizada em Porto Alegre RS com atuação nacional, também desenvolve consultoria em eletrostática, em descargas parciais, estudos elétricos de curto circuito, de fluxo de carga, de rejeição e de reaceleração de cargas, de proteção elétrica, de coordenação da proteção e de seletividade elétrica, e de energia incidente de arco elétrico. Dentre as atividades importantes, incluem-se a consultoria técnica nas áreas de elétrica e de segurança do trabalho, com implantação e adequação da NR 10 (inclusive com Prontuário das Instalações), treinamentos, desenvolvimento de planos de manutenção preventiva e preditiva, e algumas medições nas áreas de elétrica e de segurança do trabalho.

Experiência a servir. Estamos à disposição para apoiar.

 

Colaboração:

DF LARA Engenharia Consultiva

www.dflara.com